Audi e-tron GT Concept
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BMW Vision iNEXT
BMW Vision iNEXT
BMW X7
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Ford Edge ST
Honda Passport
Jaguar I-Pace
Jeep Gladiator
Jeep Gladiator
Jeep Gladiator
Jeep Gladiator
Jeep Gladiator
Jeep Gladiator
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Karlmann King
Kia Soul
Kia Soul
Kia Soul EV
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Mazda 3
Mazda 3
Mazda 3
Mazda 3
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Mercedes-AMG GT R Pro
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Porsche 911
Porsche 911
Porsche 911
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Porsche 911
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Rivian R1T
Rivian R1S
Rivian R1S
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Toyota RAV4
VW ID Buzz Cargo
VW ID Buzz Cargo
Salão de Los Angeles: as melhores imagens das novidades

AUDI e-tron GT. Para além da modernidade tecnológica, o coupé eléctrico impressionou pela elegância e originalidade da forma, fugindo aos estereótipos dos modelos de Ingolstadt. Apesar do grande (e certamente pesado) pacote de baterias, consegue ser mais baixo do que o A7. Esta proposta permite perceber que, se quiser, a Audi pode deixar de ser refém de um design tipificado. E, para não haver dúvidas, Andreas Mondt, o responsável do design, até admite que os futuros modelos eléctricos poderão ter imagens diferentes de acordo com o mercado a que se destinam.

BMW. O novo X7 teve o protagonismo no stand da marca de Munique e não deixou indiferentes os americanos e os muitos chineses que andavam pelo salão, o que é natural porque estamos a falar em mercados onde o volume é importante. Mas, para os europeus com quem falámos, um SUV com 5,15 metros é enorme para as nossas cidades, já não falando no design...

O protótipo Vision iNEXT chegou pela primeira vez a um salão como montra de tecnologia e das propostas da BMW para o futuro da mobilidade, mas entre o "artista principal" (X7) e o "actor secundário", acabou por brilhar o M340i xDrive, a proposta que mais atraiu os jornalistas europeus que estiveram em Los Angeles...

FORD. Se há várias marcas que estão a avançar para o campo dos desportivos no universo dos SUV, a Ford tem uma posição oposta. O EDGE ST com mais de 300 cv apresentado em Los Angeles não vai atravessar o Atlântico, porque a marca considera que este tipo de proposta não interessa aos clientes europeus.

HONDA. Os Estados Unidos são a grande aposta da marca japonesa, que condiciona muito da sua estratégia global ao gosto e estilo dos americanos. Foi nesse sentido que foi projectado e desenvolvido nos EUA um novo SUV. Chama-se Passport, mas não está prevista a sua venda na Europa.

JEEP GLADIATOR. A marca americana regressou ao mundo das pick up, mas no salão as opiniões dividiram-se: uns aplaudiram e outros nem por isso. Até houve quem comparasse o Gladiator com o "Homer Simpson Design", dos desenhos animados.

KARLMANN KING. O monstro chinês de seis toneladas faz com que o Cadillac Escalade parecesse um brinquedo. O modelo foi mostrado no salão, mas não havia ninguém para falar sobre ele...

KIA. Na apresentação do renovado Soul EV, a marca sul-coreana resumiu as grandes tendências do momento ao nível dos automóveis eléctricos, que passam por mais potência e maior autonomia. Este modelo vai chegar à Europa no primeiro semestre do próximo ano e mostra que a Kia continua apostada na originalidade da forma e na vanguarda tecnológica.

MAZDA. A nova geração do Mazda 3 levou a Los Angeles jornalistas dos quatro cantos do mundo e, podemos afirmá-lo, valeu a pena. A proposta tem tudo para ser um sucesso. A imagem merece aplausos, a tecnologia deu um passo em frente e a grande dúvida passa pela opção entre o hatchback de cinco portas ou o coupé de quatro portas. Pelo que ouvimos aqui e ali, por parte de vários jornalistas europeus, as opiniões dividem-se. Tal como nós, que nem somos defensores da arquitectura de três volumes, essa é a mais elegante, mas há muita gente a defender o cinco portas...

MERCEDES. Desengane-se quem pensava que o AMG GT já tinha um grande número de propostas. Este modelo continua a garantir dividendos e, ao mesmo tempo que renovou a gama, a marca avançou com o GT-R Pro, uma versão apimentada, inspirada nos GT3 e GT4 de competição e desenvolvida para os cliente mais desportivos poderem andar na estrada e aventurarem-se em pista. À partida, para além da evolução da suspensão e da aerodinâmica, pouco mais há para destacar. Mas, mesmo assim, o modelo foi o centro da atenções no pavilhão da marca de Estugarda.

PORSCHE. O novo 911 GT2 RS Clubsport de 700 cv poderia ter sido uma das grandes estrelas do certame, mas foi ofuscado pela nova geração do 911 (992) que voltou a provar que a marca alemã continua a ser capaz de surpreender como sempre o fez. A curiosidade era tal que o espaço da Porsche foi sempre um dos mais concorridos nos dias reservados à Comunicação Social.

RIVIAN. As propostas mais originais que surgiram no salão tinham origem num fabricante praticamente desconhecido que mostrou um SUV (de cinco ou sete lugares) e uma pick up 100 por cento eléctricos. São modelos volumosos, à medida dos americanos, mas devem ser disponibilizados na Europa em 2021. Cada uma das propostas pode ser equipada com três baterias diferentes: 105 kWh, 135 kWh ou 180 kWh, que permitem garantir autonomias de 660 km, 500 km e 385 km, respectivamente.

TOYOTA. O Prius Hybrid continua a evoluir, apesar de a marca japonesa continuar a bater na mesma tecla numa altura em que os seus concorrentes mais ou menos directos avançam com soluções mais inovadoras. Será que mais um motor eléctrico e tracção total deixam o pioneiro numa situação mais vantajosa?... Só o futuro o dirá. O novo RAV-4 assumiu o estilo dos SUV mais radicais, mas ainda não há certezas sobre a chegada desta nova proposta ao mercado nacional.

VOLKSWAGEN.  O concept ID Buzz está longe de ser uma novidade, mas a marca de Wolfsburg apresentou a versão Cargo virada para o mercado americano, onde os serviços de distribuição têm um peso tremendo. Mas se este furgão eléctrico aponta o futuro, o Beetle está quase a fazer parte do passado. A VW vai descontinuar a produção desta proposta revivalista e mostrou um modelo designado "Final Edition", com níveis de equipamento muito completos.

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